quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Linux: crescimento em smartphones


Nos próximos cinco anos, a expectativa é que o Linux seja o sistema operacional com maior crescimento nos smartphones, de acordo com a empresa de pesquisas ABI. Segundo recente estudo feito pela companhia, cerca de 31% dos aparelhos disponíveis no mercado devem contar com o sistema de código aberto até 2012, o que representa um total acumulado de 331 milhões de devices. A taxa de crescimento média anual deverá ser de 75%.

De acordo com Stuart Carlaw, diretor de pesquisa da ABI, expressivas iniciativas estão ganhando ritmo no mercado, ao mesmo tempo em que as operadoras identificam o Linux como um dos poucos sistemas operacionais aos quais pretendem suportar por um período longo. Além disso, o sistema tem sido beneficiado pelo suporte dado pelos fabricantes, especialmente Motorola e Nokia, com aparelhos menos tradicionais voltados para rodar aplicativos de banda larga.

A fragmentação desse mercado continua sendo uma das principais preocupações para a adoção do Linux, mas a recente afirmação da Microsoft de que o Linux quebra mais de 200 patentes dos produtos da empresa começa a se configurar como um problema. Segundo a pesquisadora, parte dos interessados não acreditam que isso seja uma barreira, por outro lado, algumas pessoas justificam o receio com a velha máxima: "onde há fumaça, há fogo".

Nenhum comentário: